Quem sou eu

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Salvador, Bahia, Brazil
A língua está em mim, me perpassa, faz parte da minha formação como ser social inserido num grupo. Compõe ainda a minha própria formação acadêmica já que resolvi após o primeiro curso superior (Administração), cursar Letras. Essa língua me representa em todos meus conflitos, pois suas características são iguais as minhas, um ser multifacetado, de exterior sóbrio e estático, mas no íntimo um turbilhão em movimento. Assim como um rio congelado que apresenta a sua superfície estática, mas o seu interior está sempre em movimento, num curso perene. Capacidade de adaptação e compreensão com singularidade e regionalidades tolerantes como próprios à língua. Escrever é para mim, como respirar, sinto essa necessidade e é através da escrita como afirmou Aristóteles que transitamos desde o terror até a piedade de nós mesmos e do outro. Esse ofício da escrita nos eleva, nos projeta, nos ressignifica quando tocamos o outro com as nossas palavras, seja no universo ficcional, biográfico ou autobiográfico. Escrever é uma necessidade, escrever é transpirar no papel as nossas leituras.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011






Conto – narração ficcional de reduzidos limites em relação ao romance e a novela, com teores variados: anedótico, espectral, intimista, perverso ou ainda imprecionista.
Extensão / insight (mergulho existencial) características autobiográfico (quase sempre), no conto o pensamento (a introspecção) é mais importante do que as falas e as ações dos personagens.
Caracterizado por meandros das entrelinhas jogo-mostra/esconde
Ambigüidade, ambivalência.
Função – aprendizado contínuo – trata das experiências de outrem como ensinamento ao leitor (interlocutor).
Ambivalência – maior conquista do ficcionismo moderno/pós moderno.
Conto – novela depurada de excessos.
A crítica – burra, caprichos, preconceituosa.
A crítica não é docente, não ensina a ninguém escrever bem.

  •  Regras básicas - Basics rules
  •  Ponto de vista – view point
  •  Traço – trait
  •  Final feliz - Happy End
  •  Conflito da personagem - Conflict of character
  •  Abertura – Opening
  •  Mostrar a ação - To show the action
  •  Diálogo – Dialogue
  •  Cenário – Setting
  •  Tema - theme
  •  Saia rapidamente - Exit quickl

ROMANCE/CONTO

Romance analítico / extensão / elasticidade
Conto - sintético / profundidade / intensidade

Romance como representação da vida
Conto como a representação de um acidente da vida
Conto – monocrômico /arte narrativa
Romance – Sincrônico / figurativa.

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